JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS
Cadastre o seu e-mail da nossa lista e receba conteúdos exclusivos
Segundo uma pesquisa da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, realizada com 137 empresas situadas no território brasileiro prova que realmente as empresas estão se preocupando com alternativas para encontrar uma solução para este ambiente. A pesquisa identifica que 88% dessas empresas não conseguem recrutar um profissional com o perfil que o cargo necessita e 92% dessas empresas acabam utilizando investimentos para capacitação de profissionais e 59% oferecem programas de formação para profissionais que não trabalham na organização. A pesquisa também mostra que quase 100% dessas organizações pensam que a formação do colaborador afeta diretamente seu desempenho.
O estudo da FNQ aponta, ainda, que 37% dessas empresas pensam que a qualidade no ensino básico é o fator principal entrave para gerar a competitividade, seguida de 32% pela formação universitária e 31% para a formação técnica.
Investir na capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade da equipe e alcançar o sucesso.
Investir na capacitação está diretamente ligada a produtividade, isso ocorre porque através da qualificação os colaboradores desenvolvem aptidões teóricas e técnicas essenciais para exercerem suas atividades, logo, são mais eficientes e efetivos e com isso melhoram seus resultados, trazendo um ganho significativo na organização como um todo.
Vale ressaltar que essa prática está diretamente ligada a valorização de cada colaborador da organização.
O mesmo acontece com a rotatividade, já que, ao participar dos cursos de qualificação, o colaborador passa a se manter mais atualizado, isso também reflete em aspectos mais subjetivos, como na confiança e na motivação do colaborador.
Uma organização é o resultado do conjunto de pessoas que fazem parte dela, e quanto mais profissionais qualificados tiver em seu quadro pessoal, maior será a qualidade da sua empresa.
A capacitação dos colaboradores pode trazer outro benefício importantíssimo: a retenção de talentos. Os treinamentos podem ser decisivos para desenvolver a carreira dos profissionais e garantir que ocupem cargos de maior destaque e com melhores salários. Isso contribui para que eles queiram ficar mais tempo na empresa.
A redução de custos significa maior geração de lucro, possibilidade de implementação de novas ideias, aplicação do excedente em investimento na organização, dentre outras várias possibilidades. O aumento de produtividade gera uma economia para a empresa no geral, e a diminuição da rotatividade reduz despesas com demissões e contratações de funcionários. A capacitação dos colaboradores desencadeia um movimento gradual e constante de busca por melhorias, que pode continuar gerando ainda mais economia ao longo do tempo.
Gostou do artigo?
Conheça a Waybol. uma plataforma de benéficos educacionais para um RH mais ágil. Nossa solução poderá ser uma grande aliada no desenvolvido dos colaboradores a sua empresa,
Solicite uma demonstração grátis, teremos o maior prazer em construir esse caminho com você. 😀
JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS
Receba nossas noficaçõess direto no seu Messengar.